Todos os direitos reservados

Todo o conteúdo deste blog (incluindo textos e imagens) é de propriedade de sua autora e estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais Nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pelo Artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

Bergen, Noruega



Osterfjord, ao norte de Bergen

07/07/2014 – Terceiro dia em Bergen

Amanheceu chovendo muito. Por isso, começamos o dia comprando capas de chuva. Aliás, é um ótimo local para comprá-las, especialmente as mais chiques que não existem no Brasil. Mas prepare-se para gastar, pois custam entre 1650 e 3000 NOK, podendo chegar a 5000 NOK. As mais bonitas e caras são vendidas em lojas de equipamentos para esporte. Mas é possível achar mais baratas em lojas como a H&M. Pensamos em ir ao Museu Kobe ver, entre outras, obras de Paul Klee e Edvard Munch, mas o tempo melhorou e fomos fazer o passeio com a White Lady, um barco que faz um passeio de 4h aos fiordes (ao Osterfjord, ao norte de Bergen). O passeio custou 500 NOK para cada um. O barco era uma graça: limpo, bonitinho, com banheiros, uma pequena lanchonete, mesas, cadeiras e cortinas na parte interna, além de cadeiras de plástico no deck superior e no da frente do navio, o melhor deles. Por um cachorro-quente, uma cerveja e um café  pagamos 95 NOK. Pelo alto-falante, as narrações eram feitas em três idiomas: norueguês, inglês e alemão. A partir de uma delas descobrimos que Bergen recebeu esse nome dos alemães que comerciavam no local. Meia hora depois do início do trajeto, o tempo abriu completamente, proporcionando ótimas fotos e um belo passeio. Quando o barco zarpou, aproveitamos para fotografar melhor as lindas casinhas do bairro hanseático, local de comércio das primeiras populações do local, hoje tombado pela Unesco. Depois de uma hora de viagem, e logo depois da parada para abastecer, passamos por criadouros de peixes que ficavam no mar. A exportação de pescados já foi a maior indústria da Noruega, mas hoje a maior é a indústria de gás e petróleo. O passeio aos Fjords requer agasalho, porque, mesmo durante o verão, em que a temperatura fica em torno de 16 graus Celcius, o vento é muito gelado. Regressamos às 19h00. Fomos jantar com meus cunhados em um ótimo restaurante do bairro hanseático, pelo qual pagamos 1320 NOK, e encerramos a noite tomando uma última cerveja em um Pub do outro lado da rua. O pint com 500 ml de cerveja Paulaner custou 95 NOK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

Postagem em destaque

Jerusalém-Belém-Jerusalém

24-12-2016 A primeira parada do dia foi em Belém (ou Bethlehem), que fica na Cisjordânia. Belém significa carne, em árabe, e pão, e...

Postagens mais visitadas